Nutrição

Na doença de Parkinson, assim como em outras condições crônicas, a importância de uma alimentação correta é fundamental para a manutenção do bem-estar e da saúde geral do paciente. Com um regime alimentar adequado, obtem-se mais energia, a medicação poderá ter ação mais efetiva e a qualidade de vida poderá ser muito melhor.

Recomendações para prevenção da obstipação intestinal

A obstipação intestinal (intestino preso) ocorre freqüentemente na doença de Parkinson por duas razões principais:

  • Efeito de certas medicações usadas no tratamento que diminuem os movimentos peristálticos do intestino
  • Degeneração dos nervos do trato gastrintestinal como parte do processo degenerativo da doença de Parkinson

As fibras são consideradas benéficas para a saúde do intestino pois regularizam os movimentos peristálticos, aumentam o volume das fezes e evitam várias doenças intestinais como a obstipação, diverticulose, câncer, hiperproteinemia e diabetes. As fibras constituem a parte da célula da planta que não pode ser digerida e, portanto, não é absorvida pelo intestino.

Para que uma dieta rica em fibras melhore o funcionamento do intestino, é necessária uma boa ingestão de líquidos, especialmente água (6 a 8 copos por dia)

As principais fontes de fibra são: cereais integrais, verduras, legumes, frutas e frutas secas.

 Nos casos em que a dieta rica em fibras associada a consumo adequado de líquidos não forem suficientes para o funcionamento normal do intestino, o médico irá indicar a medicação mais adequada para cada caso. É importante lembrar que, mesmo nesses casos, a dieta rica em fibras e o consumo de líquidos não devem ser deixados de lado.

Recomendações para prevenção da osteoporose Evitar perdas de peso.

  • O peso deve ser mantido dentro dos limites ideais para cada paciente. As perdas de peso aumentam os riscos de fraturas.
  • Conversar sempre com o médico sobre o uso de medicamentos que aumentem o risco de osteoporose ou sobre doenças crônicas que concorram para seu aparecimento, como diabetes e hipertireoidismo.
  • Adotar hábitos de vida saudável, como não fumar, não beber em excesso e evitar o sedentarismo.
  • Usar suplementos de minerais (cálcio e magnésio) e vitaminas (D e K) com orientação médica.
  • Estimular o consumo de cálcio na dieta (leite, queijo e cereais enriquecidos com minerais e vitaminas). Porém para aqueles pacientes que fazem uso de dieta com menores teores de proteínas, deve-se fazer a suplementação do cálcio através de medicamentos, desde que prescrito pelo médico.                                 

Um comentário:

  1. Olá... Bom dia! Meu pai convive com o parkinson há dez anos... temos sofrido muito com ele, o problema que ultimamente mais o aflige é o intestino preso... Gostaria de saber imensamente como ajudar meu pai e poder entender mais osbre a doença...
    Que Deus o abençoe abundantemente
    Erika Vasconcelos

    ResponderExcluir